
A proliferação da Internet coloca um paradoxo para as organizações. Como estipular o uso produtivo desta ferramenta poderosa e ao mesmo tempo assegura que não se torne uma perda de tempo, ou pior, que materiais inadequados exponham a empresa a riscos de processos por violação de direitos autorais, privacidade ou assédio sexual?
Visão por Mithy:
Acredito que uma forma da organização de precaver de alguma forma contra aos processos de violação de direitos autorais, privacidade ou assédio sexual, seria colocar uma norma na empresa sobre a internet e emails corporativos.
Formalizar (CRIAR NORMAS) aos colaboradores que a internet e e-mails corporativos são de uso estritamente profissional de fins para a organização e que a possibilidades de rastreamento e monitoramento.
Assim o colaborador deverá ter o bom senso e responsabilidade na hora de utilizar a internet e o e-mail corporativo. Logo a empresa evitará qualquer tipo de processos do colaborador.
Mas, se caso haja o mau uso pelo colaborador e a organização possua as normas de uso, a figura muda, podendo causar grandes prejuízos ao colaborador.
Desta forma, não haverá intimidade a ser preservada, uma vez que o e-mail não deve ser utilizado para fins particulares, podendo SER TOLERADO seu uso concedido, desde que sejam observados a MORAL E OS BONS COSTUMES. E o uso FREQUENTE da internet no ambiente de trabalho, para fins particulares, poderá ocasionar demissões por justa causa.
Por isso, o uso de internet e e-mail corporativo deve ser utilizado MODERADAMENTE para usos pessoais, sem que o ocasione prejuízos a empresa.
o funcionário eficiente sabe utilizar a internet de maneira adequada.....eu não consigo ficar sem.......uso a internet para qualquer tipo de consulta...até as mais banais.........cabe a empresa utilizar o bom senso e não dar espaço par funcionarios amadores..
ResponderExcluirNa minha opinião todo o funcionário que entra na empresa deveria ter um "treinamento" sobre as normas, algo em torno de 2 horas ou mais dependendo das normas da empresa. Porque não adianta criar as normas e regras e colocá-las no papel e entregá-las ao colaborador esperando que o mesmo as leia. Deve-se fazer uma concientização do colaborador. Para que não ocorra problemas com uso indevido de qualquer coisa que seja da empresa.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa do blog!
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