INTRODUÇÃO
A Gestão de cargos e salário utiliza ferramentas que possibilitam criar instrumentos, políticas, normas e procedimentos, construídos de forma a atender as necessidades de analisar o potencial/ desempenho de cada um de seus profissionais, levantando em consideração a natureza do negocio, cultura e estilo de gestão, seus processos, tecnologia e perfil de profissionais, bem como as características do mercado de atuação da empresa.
OBJETIVOS
Remunerar o pessoal de forma adequada, com justiça interna e competitividade externa.
Uma Gestão de Cargos e Salários saudável oferece muitos benefícios para a empresa.
· O processo de descrição de cargos é uma oportunidade única para que todos na empresa, Diretores, Gerentes e todas as pessoas envolvidas nessa tarefa possam repensar a organização e redefinir as responsabilidades de cada cargo, com o objetivo de facilitar e melhorar o desempenho da pessoa que está no cargo ou que venha a ocupar o cargo.
· Todas as empresas querem ter uma estrutura de cargos enxuta. O segredo de uma estrutura enxuta está numa combinação da definição das atribuições dos cargos de cada área com a alocação da pessoa certa para cada cargo.
Com o estabelecimento e/ou remuneração de estruturas de salários equilibradas, a Administração de Salários propõe-se a atingir os seguintes objetivos:
- Remunerar cada empregado de acordo com o valor do cargo que ocupa.
- Recompensá-lo adequadamente pelo seu desempenho e dedicação.
-Atrair e reter os melhores candidatos para os cargos, de acordo com os requisitos exigidos para seu adequado preenchimento.
- Ampliar a flexibilidade da organização, dando-lhe os meios adequados à movimentação do pessoal, racionalizando as possibilidades de desenvolvimento e encarreiramento.
- Obter dos empregados a aceitação dos sistemas de remuneração adotados pela empresa.
- Manter equilíbrio entre os interesses financeiros da organização e a sua política de relações com os empregados.
Vantagens:
- Propicia condições de valorização, estímulo e reconhecimento profissional, contribuindo para o sucesso da organização.
- Aumenta o envolvimento e o comprometimento dos profissionais com o negócio da empresa gerando aumento de produtividade .
- Permite um planejamento de ação capaz de remover os obstáculos e proporcionar melhoria de desempenho.
- Facilita o dimensionamento e gestão do budget salarial através de monitoramentos e ajustes informatizados e deixa claro o porquê das diferenças salariais entre as pessoas.
- Promove equilíbrio interno e externo na empresa. Mantendo esse equilíbrio diminui a rotatividade e o absenteísmo.
- Atrai e mantém talentos necessários ao desempenho diferenciado da empresa, otimizando resultados para a empresa e empregados.
Prejuízos :
- Falta de Sincronismo: empresas que adotam conceitos modernos em geral têm dificuldades para aceitar os sistemas tradicionais de remuneração, que podem representar uma barreira à evolução do processo de mudança.
- Custo elevado: a implantação e/ou administração dos sistemas tradicionais de remuneração são trabalhosas e inflexíveis, pois o método para ser completo, requer tempo prolongado para a sua implantação.
- Divergências: há dificuldades na convergência dos esforços para objetivos comuns em função da falta de visão futurista e orientação estratégica da organização, no que tange os conceitos praticados pelos sistemas de remuneração tradicional.
IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
O projeto deve ser iniciado com um programa de atualização, análise e descrição dos cargos. E deve ser implantado com a colaboração das gerências, uma vez que são os gerentes responsáveis pela motivação e produtividade dos Recursos Humanos e serão eles que terão de conviver com as políticas e regras traçadas. Dessa forma, o órgão de Recursos Humanos terá amplo apoio durante a elaboração do programa, além de maior certeza de que este será mais condizente com as necessidades organizacionais.
Na implantação do programa de Administração de Cargos e Salários, é necessário seguir as etapas de planejamento e divulgação do plano, análise e avaliação dos cargos, pesquisa salarial, estrutura salarial e definição da política salarial. Terminada esta última etapa devem ser definidas as formas de crescimento dos profissionais através das avaliações de desempenho e a política de participação nos lucros e resultados.
Plano de Ação:
1. DESCRIÇÃO DE CARGO
Identificação, levantamento, descrição, análise e titulação dos cargos.
Hierarquização dos cargos em classes ou níveis, mediante algum processo de avaliação.
Mapeamento das do grau de competências para cada cargo.
2. CRIAÇÃO DA TABELA SALARIAL
· Levantamento dos salários, benefícios e políticas de remuneração praticadas pelo mercado; análise e comparação com a situação da organização.
· Estabelecimento e atualização das faixas salariais e outros parâmetros de remuneração.
3. ELABORAÇÃO DA POLITICA DE CARGOS E SALARIOS
· Desenvolvimento, implementação, operacionalização e controle da política salarial da organização.
· Preparação de procedimentos de administração e controle da movimentação salarial, sua implementação e operacionalização.
· Participação nas negociações com sindicatos, de forma direta ou subsidiando com informações.
· Interpretação, estudos e aplicação da política nacional de salários e de acordos coletivos.
· Análise e parecer para solicitações de aumentos salariais e promoções.
· Participação em estudos de problemas de contratação e evasão de mão-de-obra.
4. ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA
· Desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho.
· Implantar sistema da Avaliação de Desempenho.
· Preparar Políticas de participação nos lucros e resultados.
RESULTADOS ESPERADOS
Na conclusão do processo de desenvolvimento da Gestão de Cargos e Salários, a empresa terá:
Uma estrutura de cargos bem definida, permitindo melhorar seu organograma e a funcionalidade de todas as áreas da empresa.
Uma faixa salarial para cada cargo, permitindo administrar o salário de cada funcionário conforme o seu desenvolvimento técnico e desempenho no cargo.
Regras claras sobre o funcionamento do Plano de Cargos e Salários, facilitando a aceitação, por parte dos funcionários, das Políticas da empresa nessa área.